sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Cozinhei para a Mel o meu prato de infância

Telefonei à minha mãe para saber ao certo como se cozinhava, não fosse fazer asneira. Depois de ouvir todos os passos levei a Mel comigo para a cozinha e dei-lhe umas rodelas de pepino para ela ir petiscando enquanto eu estava ao fogão. Cozinhei-lhe o meu prato preferido de infância - e que ainda adoro - farinha de pau. Já andava há que tempos para lhe fazer isto, até porque é uma comida ótima para bebés. Rápida de se fazer, prática de se comer e deliciosa. O melhor de tudo é que podemos juntar-lhe o que quisermos! 

Comecei por fazer um refogado com cebola e alho picados e azeite. Juntei tomate (sem pele) e pimento, também picados. Deixei a refogar e depois adicionei dois lombinhos de pescada. Cortei-os aos bocados mas eles acabaram por se desfazer em pedacinhos, o que para este prato até nem fica nada mal. À parte, coloquei três colheres de sopa de farinha mandioca num copo e misturei com água (há quem ponha a mandioca diretamente no tacho, a minha mãe ensinou-me a fazer assim para não criar grumos). Misturei durante um bocado a farinha na água - ela começa logo a engrossar - e virei tudo para o tacho. Depois é só deixar levantar fervura e ir mexendo. Se for preciso, acrescenta-se água - há quem prefira a farinha de pau mais grossa e há quem prefira menos. No final, servi com um pouco de cebolinho picado. 


A Mel adorou! Fiquei super contente, adoro que ela goste dos pratos novos que lhe damos a provar mas confesso que desta vez tive um gostinho especial porque é um prato que me lembra muito a minha infância. Eu também jantei com ela - no meu prato juntei um pouco de sal fino e ficou ótimo. 

Vocês também comiam farinha de pau? Já experimentaram dar aos vossos bebés? A minha mãe fazia maioritariamente com peixe - pescada, sardinha, faneca - tudo misturado ou a farinha de pau simples e o peixe a acompanhar. 

Rita


...
Continua a acompanhar o blog no Facebook aqui e no Instagram aqui 💛 
Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!



Sem comentários:

Enviar um comentário