sábado, 5 de maio de 2018

Ser filha depois de ser mãe


No outro dia estava em casa e, sem pensar, exclamei um “Oh mãe!”. O meu namorado respondeu-me, a sorrir, “meu amor, agora a mãe és tu”. É verdade, agora a mãe sou eu. Pelo menos na casa onde vivemos. Mas porque é que será que ainda me sinto tão filha? 

Felizmente ainda tenho a minha mãe comigo e parte de mim continua a ser a menina da mamã. Falamos quase todos os dias, à noite. Ligo-lhe quando não sei cozinhar alguma coisa, quando tenho algum percalço ou para pedir algum conselho sobre a Mel, como se ela fosse a minha professora. Afinal, isto de ser mãe tem muito que se lhe diga e eu estou a aprender com a melhor - a minha. 

Mãe é aquela que nunca deixa de olhar para nós de forma diferente. Eu tornei-me mãe mas não deixei de ser filha. A minha mãe continua a olhar para mim com o mesmo amor e carinho, a preocupar-se comigo como quando era pequena. Dá-me sermões se ando mal agasalhada ou se não me ando a alimentar direito e ajuda-me em tudo o que preciso. Dá-me opiniões e conselhos, tenham sido eles pedidos ou não. Sabe tão bem continuar a ser filha depois de me ter tornado mãe. 

A verdade é que ainda preciso de colo e de um ombro para lamuriar, que isto de ser mãe não é fácil. Ou porque o dia correu mal, ou porque estou mais triste, ou simplesmente porque sim. Na realidade, tenho um bocadinho de saudades dos tempos em que era miúda e em que era só filha. É bom saber que há esse alguém que está lá para mim, independentemente de tudo o que possa acontecer. Alguém que me conhece como a palma das suas mãos e sabe o que penso e sinto de cor e salteado. Que me protege e defende contra tudo e contra todos. Seja eu pequena ou graúda. A minha mãe. Sabe tão bem continuar a ser filha depois de me ter tornado mãe. 

Obrigada e desculpa mãe. Por todas as noites sem dormir. Por todas as birras e respostas tortas. Por todos os medos choros e angústias. Já começo a perceber o que é isto de ser mãe e é só para as melhores. Feliz Dia Mami. 

Rita

Eu e a minha mãe

1 comentário:

  1. Feliz dia para ti filhota-mamã!! Estás a ser uma maravilhosa MÃE e obrigada pelo melhor presente que recebi... a minha princesa Mel. Mil beijinhos e que sejas muito feliz, sempre!
    Mil beijinhos também para a titi da Mel! Melhor que ser mãe é ser filho e vice-versa. X-coração!!!

    ResponderEliminar