sábado, 14 de abril de 2018

A refeição baldas

Todos os dias preparo o jantar para a Mel. Quase sempre come sopa, prato principal e fruta mas não sou totalmente rigorosa. Por vezes gosta tanto da sopa que pede mais e acaba por não ter apetite para comer a comida. Sem problema. Outras vezes descubro que não tenho legumes suficientes para fazer a sopa e adio-a para o dia seguinte. Sem stress. Ou então vamos jantar a casa dos meus pais e para ser mais prático come só prato principal. A excepção não estraga a regra e o que interessa é que sei que vai crescer com os hábitos alimentares que lhe queremos transmitir. 

Algumas vezes jantamos os três juntos, mas na maioria dos dias estou sozinha com ela em casa e, por isso, cozinho para as duas e comemos juntas. Naqueles dias mais difíceis - as famosas birras, vocês mães e pais sabem do que falo - prefiro jantar mais tarde, depois de a deitar. Gosto de ir variando o "menu" do jantar, um dia peixe, outro dia carne. E uma vez ou outra cozinho um prato vegetariano, porque não... Já aconteceu várias vezes o jantar ser o famoso rédon (nome chique para "restos de ontem", como chamamos em casa dos meus pais). E sabem que mais? Às vezes a comida até fica mais gostosa! E que bom que é só termos o trabalho de clicar no botão do microondas! 

Ontem nem isso tinha. Cheguei a casa com a Mel por volta das 20H. Ela estava bem disposta mas cansada depois do dia na creche e eu, para ser sincera, queria era aproveitar aquele bocadinho para estar com ela em vez de cozinhar. Deixei-a entretida a fazer desenhos e fui espreitar o frigorífico. Deparei-me com uma sopa que achei já um bocado passada e não quis arriscar dar-lha. Sim, eu sei que posso congelar a sopa mas prefiro ir fazendo pequenas quantidades e sempre fresquinhas. Olho para o relógio e eram 20H30. Já era tarde para ela e não tinha ponta de ideia do que cozinhar, nem vontade para ser sincera. Durante a semana não gosto de me esticar no horário do jantar porque ela fica cansada mais cedo, depois do dia inteiro de escola, e por volta das 22H está a dormir. Pronto, vamos lá fazer uma refeição baldas. Fui buscar tudo o que precisava à despensa: atum, feijão frade, milho e pepino. Para quem acha que não é uma refeição em condições, pensem neste prato como uma Salada de Atum Desconstruída (agora está na moda usar o termo "desconstruído" para reinventar os pratos típicos, certo? Ahah). Sabem que mais? Ela adorou, ficou satisfeita e lá comeu os seus moranguinhos no final. Não me preocupei muito porque, mais tarde, antes de dormir, bebeu o seu biberão de leite. É sempre algo que lhe conforta o estômago antes do sono e acaba por compensar alguma refeição que tenha ficado mais "incompleta" (seja por uma birra à hora de jantar ou outro motivo qualquer). 

E aí em casa, já fizeram refeições baldas? Partilhem lá e não me façam sentir mal ;P

Rita

Prato da B de Amor



Sem comentários:

Enviar um comentário