sexta-feira, 16 de junho de 2017

Fiquei com o coração apertado

Como vos contei aqui e aqui, o meu parto não foi a coisa mais simples e rápida do mundo. Foram mais de trinta e cinco horas no hospital porque a Mel não parecia querer sair do ninho. Todas as dores valeram a pena para a ter junto a mim. Todas. O que são um ou dois dias de sofrimento se for para termos os nossos mais que tudo junto a nós durante uma vida inteira? Claro que sempre que me lembro dessas horas no hospital me apetece beber um shot de tequila (ou dois ou três) e esquecer. É normal, acho eu. 

Quando a Mel nasceu, tinha um hematoma muito grande na cabeça. Precisaram de usar a ventosa durante o parto e por isso ela ficou com algumas sequelas. Nada grave, explicaram-me que o organismo dela iria absorvê-lo nos dias seguintes. 

Dois dias depois do parto, tive alta. Estava tão entusiasmada por ir para casa. Para a nossa casa com a Mel. Apresentá-la ao Artur, ao Ziggy e ao Koy. Mostrar-lhe o quartinho dela. Todas as divisões da casa. Ficar aninhada do sofá com ela e com o Mr. Right. Na nossa casa. Quando me disseram que ela ia ter que ficar no hospital não consegui conter as lágrimas. A Mel estava amarelita, tinha icterícia. Explicaram-nos que é algo comum nos recém-nascidos mas no caso dela se devia também ao hematoma. À medida que o organismo dela absorvia o hematoma, os níveis aumentavam. Teve que fazer fototerapia. Começou com as chamadas "luzinhas" mas depois os valores aumentaram e tiveram que passar para um tratamento mais intensivo. Um aparelho que muito amavelmente trouxeram da Neonatologia e instalaram no quarto, para eu ficar sempre junto dela. De três em três horas fazia uma pausa no tratamento. Eu tinha apenas meia hora para dar-lhe de mamar e mudar-lhe a fralda. E estar com ela. Pouquíssimo tempo para um bebé que está a habituar-se a pegar na mama e para uma recém-mamã que só quer criar laços com o seu bebé. 



Por vezes tentava brincar e desanuviar com a situação, a dizer que tão pequenina já estava a preparar-se para o verão com umas sessões de solário. Mas no fundo custou-me muito. Vê-la assim, recém-nascida e tão frágil. Tão pequenina e num aparelho tão grande. Durante o dia fazia-me de forte e enchia-me de esperanças. À noite sentia-me sozinha e impotente e chorava. 


Todos os dias picavam-lhe o pezinho para colher sangue para análise. Todos os dias me diziam que tínhamos que ficar mais um dia. Saímos do hospital ao fim de uma semana. Estava muito grata a todos os pediatras, enfermeiros e técnicos que nos acompanharam - acho que ficámos a conhecer toda a equipa - mas estava de-se-jo-sa de ir para casa. Para a nossa casa. 

Quem mais já passou pelo mesmo? Custa, não custa? 

Rita
...
Continua a acompanhar o blog na página do Facebook! 
E segue-nos no Instagram aqui!
Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!





16 comentários:

  1. Fiquei com lágrima no olho...felizmente não passei por nada disso. A minha Lea tem agora 3 meses e o parto foi rapidíssimo e não sofri assim muito. Agora meto-me no teu lugar...que agonia.. O que importa é que agora a Mel está bem e ainda por cima é fofa demaiiiiis;) beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Se custa!!as minhas meninas estiveram internadas 34dias na neonatologia!!voltar para casa sem.elas foi sem dúvida uma das coisas que me custou mais!so as vi 24horas depois de nascerem, so peguei nas mhs filhas ja elas tinham cinco dias de vida,so vestiram a primeira roupa com 13 dias...e muito mais que podia contar!!
    Sim nenhuma mae devia voltar para casa com o colo vazio!mas ainda bem que a medicina hoje em dia premite salvar tantos bebés!!

    ResponderEliminar
  3. Eu tive 28h em trabalho de parto também não foi muito fácil e acabou por ter que ser cesariana, quanto à icterícia teve mas os níveis estavam baixos,a pediatra também me dizia sempre que a ia ver está muito amarela e eu só pensava espero que não tenha que cá ficar, estive internada 1semana antes de a ter, depois de sairmos, tivemos que ir todos os dias ao hospital picar o pezinho porque le baixava glicemia, então foi assim 2semanas, mas sempre que iam também le mediam a icterícia porque os níveis estavam muito próximos de ter que ir para as luzes,andamos sempre com o coraçdão nas mãos.��

    ResponderEliminar
  4. Eu passei duas vezes!...
    Da primeira foi por ser prematura, 32 semanas obrigaram a estadia de 22 dias com 5 dias de solário forçado!...
    O segundo nasceu de 40 semanas e esta mãe pensou "desta vamos logo para casa, vai ser tão bom!", ora pois não! O Dinis decidiu ficar amarelinho também e devido aos valores lá teve 2 dias de solário forçado e a mãe de castigo com as mãos dentro da máquina para os óculos não saírem do lugar (ele tirava os), a pior parte era picarem no... Doía me até na alma :-(
    9 e 4 anos depois recordo me como se fosse ontem, vale cada segundo! <3 felicidades e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  5. Oh meu deus. Eu do meu filho (vai fazer 3 anos no mes que vem) fou absolutamente igual. Tb foi parto por ventosas que saltou por 2 vezes quando o tentavam puxar. Ficou com um coagulo e tinha ele 3 semanas de vida quando fui fazer uma ecografia transfontanelar (na moleirinha)a para despiste de sequelas cerebrais. O parto foi induzido as 9h da manha de 9 julho e ele nasceu as 1h46 de dia 10 julho. Ao 2° dia de vida tambem detectou-se ictericia e tambem foi para um "solario" raios UV igual ao da sua foto. Teve alta ao 5°dia de vida. Tuve imensas dificuldades em amamentar, ele chorava mto e so quando fui, tinha ele 7 dias, com ele a uma clinica de amamentacao (clinica amamentos, com a Dra Graça Gonçalves) é que a dra. Diagnosticou que no parto fracturou a clavicula, dadai ele chorar sp que lhe pegava. Enfim. Ainda choro a pensar no primeiro mes do meu filho, o meu primeiro filho. Fui mae de 2 viagem faz hj precisamente 3 semanas e feluzmente com ela ta td optimo. Nasceu um pouco mais cedo, so com 2,700kg, mas é mto vivaça. Já a min, achei k era desta que ia para o ceu. Tive complicaçoes com a epidural, mais precisamente uma punção acidental da Dura Mater, em que fiquei a perder liquido encefaloraquidiano por ma administação da raquianestesia. Tive de fazer um blood patch ( injectarem 20ml do meu proprio sangue na espinha onde deram a epidural, para cicatrizar a oumção acisental. Enfim, por 1 semana que so conseguia tar deitada... ja tou melhor, mas depois disto, fecheia a loja de vez e fico-me so com o casalinho apesar de sempre ter desejado ter 3 filhos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Eu! Mas de uma forma mais soft, o Miguel so ficou nas luzinhas, mas uma semana também. TODOS os dias que vinham dizer o resultado eu chorava, chorava porque queria leva.lo para a nossa casa, chorava porque não lhe podia pegar quando queria, tinha de acalma.lo dentro daquele berço. Quando o acalmava oos outros bebes choravam e voltavam s acorda.lo. Foi um desespero, mas quando teve alta e chegamos a casa foi um alivio. Bjinhos e felicidades!

    ResponderEliminar
  7. Percebo perfeitamente o que passou, nós também não tivemos um parto fácil até que evolui mesmo para cesariana, e a nossa pequena teve algumas complicações e teve que ficar na Neonatologia 20 dias, a primeira vez q pegamos na princesa ela já tinha 6 dias, são dias longos ao lado dos pequenos e noites ainda maiores sem eles. Agora está uma princesa linda e o passado já lá vai. Bjinhos e muitas felicidades às mamás e papás ( que também são fundamentais neste processo)

    ResponderEliminar
  8. Ai nem consigo imaginar o que deve ter sido! O meu parto foi cesariana e o bebé ficou logo comigo! Nem consigo imaginar a angústia!!

    ResponderEliminar
  9. Nenhuma mãe deveria passar pela dor de sair da maternidade sozinha. Custa horrores! Infelizmente, sei o que é e não desejo a ninguém.

    ResponderEliminar
  10. Estou a rever-me na sua historia...aconteceu-me exatamente o.mesmo...7 dias de fototerapia, um parto complicado, ventosa, hematomas enormes na cabeça....foram dias muito dificeis, porque nós maes estamos fisicamente e psicologicamente muito debilitadas....e quando o marido vinha embora à noite aí è k eram elas...

    ResponderEliminar
  11. Estou a rever-me na sua historia...aconteceu-me exatamente o.mesmo...7 dias de fototerapia, um parto complicado, ventosa, hematomas enormes na cabeça....foram dias muito dificeis, porque nós maes estamos fisicamente e psicologicamente muito debilitadas....e quando o marido vinha embora à noite aí è k eram elas...

    ResponderEliminar
  12. Mamã aconteceu me exatamente igual..meu bebe nasceu de 34semanas e 5 dias e mal o tive ,foi para a unidade de neotoligia ,eu pensei que o podese trazer para casa apos fazer as 36 semanas.. mas foi passando passando ,fez as tais 36 semanas, e ai prontos veio as tais luzinhas,mais uma semana ,de tristeza,ele nasceu no dia 25 de dezembro ,foi o meu maior presente ,e por ele eu chorei tanto por estar nesta situacao ..eu tive alta e ele ficou foi o momento mais triste da minha vida,deixa lo ali tao pequeno e fragil..mas ele hoje ja tem 3aninhos e tem uma forca de leao e e lindo ..e por ele ultrapassava tudo e todos..a unidade de neonatologia do hospital de gaia e cinco estrelas..

    ResponderEliminar
  13. Eu tive a minha menina a Victoria que nasceu com 24+5 dias.Foi logo para a ucirn foram dias de choro e mais choro .Teve algumas complicações mas nada que nao se resolvesse ,ela tinha muita vontade de viver .As 31semana de vida apanhou pneumonia e os rins pararam, as 32 semanas ela transformou se num anjo que agora cuida de mim do pai e dos irmaos no céu. Nenhuma mae /pai devia passar por esta aprovacao de perder um filho.É preciso ter é muita força .força para todos os pais que passam por isso

    ResponderEliminar
  14. Eu tive o meu Gui com 32 semanas e com o peso de 1,280kg, ficou 2 meses na Neonatologia, passou pelas 3 salas, uma equipa fantástica, sempre ajudar-nos, custou muito só depois de 2 meses trazer o meu príncipe para casa, já passaram 10 anos, mas lembro-me como se fosse hoje ������

    ResponderEliminar
  15. Aconteceu termos de ficar 13 dias internados, tosse convulsa, com 2meses de vida... Muito duro... Vê-la ligada ao soro, ao oxigénio, as crises intermináveis de tosse... só ao fim de 6 dias pude pegar nela outra vez e voltou a mamar... Não podia, cansava-se... Mau... Muito mau...

    ResponderEliminar
  16. A minha filha tem dois meses. Acharam que ela devia sair mais cedo porque supostamente não estava a crescer devidamente. Internaram-me e eu só chorava, porque para mim, ela estava bem. E estava. A inducao não correu bem. Tive de segunda a quinta para ela nascer e foi cesariana. Forçar um processo natural dá nisto. Depois teve icterícia, fez túnel de luz, só saí na terça seguinte. Na última noite chorei tanto que não acordei com o choro dela para mamar. A pediatra disse que não dava alta só porque era tarde. Quero outro, mas nunca mais me submeto a inducao.

    ResponderEliminar