quarta-feira, 14 de junho de 2017

A descoberta dos alimentos

A Mel tem agora nove meses e há algum tempo que lhe dou a experimentar alimentos sem ser na sopa. Quero que ela toque, esmague, brinque, cheire, lamba, prove. Conheça sabores, cheiros e texturas. Explore os alimentos e não tenha receio de experimentar nada. 




Até agora posso dizer que tem corrido bem porque não houve nada que lhe desse e ela rejeitasse veemente. Às vezes cospe de imediato, mas à segunda, ou terceira, ou quarta (ou décima), aceita e aprende a gostar. É preciso paciência? Muita! Mas é tão bom acompanhá-la nesta fase! A hora da refeição acaba por ser um dos nossos momentos preferidos. Ela é um bom prato - uma lateira como diz o meu pai - e eu adoro vê-la a comer e a brincar (e a javardar) na cadeirinha. Adoro preparar-lhe refeições apetitosas e um dos pratos preferidos é o Mini Mat para tornar tudo mais engraçado! 



Para além da sopa, tenho começado a dar-lhe outras refeições com massa, arroz ou batata. Com peixe ou carne. Com legumes. Tentamos que ela coma por ela mas para ser sincera, nem sempre resulta. Esta miúda que pega em TUDO o que vê à frente e leva à boca, parece que com a comida desliga qualquer coisa no cérebro. É curioso mas é verdade. Também acontece com os vossos? Costumamos ser nós a dar-lhe a comida à boca e só agora, aos poucos, ela começa a fazê-lo sozinha. 



Não, a Mel ainda não tem dentes. Mas tem umas gengivas boas e "duras de roer". Neste caso, duras para roer, eheh. Safa-se muito bem. Não, nunca se engasgou. Temos sempre esse receio, como é natural, mas também estamos sempre atentos. Por vezes não come tudo até ao fim e eu não insisto. Temos que perceber que o próprio mastigar é mais cansativo que comer a sopa passada. Para a frutinha no final tem sempre espaço na barriguinha. 

Tem sido um processo de descoberta, para ela e para nós. Uma das fases mais giras que temos passado juntos. E aí por casa, os vossos pequenotes também são bons garfos? Como tem sido a hora da refeição? 

Antes que me perguntem (eheh) o prato vermelho - Mini Mat - da Mel é da loja B de Amor, podem ver a página aqui ou então a loja física em Albufeira (Rua António Aleixo nº1)

Rita
...
Continua a acompanhar o blog na página do Facebook! 
E segue-nos no Instagram aqui!
Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!


Sem comentários:

Enviar um comentário